Tenho a certeza que já todos ouviram falar da famosa história do Narciso em que a sua vaidade lhe custa a vida ao ver o seu reflexo num lago e há qualquer coisa nesta história que me faz lembrar os dias de hoje. Não serão as bloggers/influencers (e eu incluída) os Narcisos dos dias de hoje? Às vezes dou por mim a pensar no tempo que invisto na minha própria imagem. Passo a vida a publicar fotos minhas (tanto no blog, como no Instagram), perco imenso tempo a olhar para essas mesmas fotos a escolher de entre as 200 que tirei aquela em que estou melhor e, posteriormente, a editá-la para ficar ainda mais apelativa. E depois espero que tudo isto seja validado com os vossos likes e comentários. Temos de admitir, há aqui algum narcisismo. Há uns tempos, na altura em que ainda os blogs estavam a surgir, apareceu o termo ego bloggers e, quer gostemos ou não, faz sentido. Não estaremos nós, tal como o Narciso, a ficar obcecados com a nossa própria imagem? E até que ponto isto é saudável? Acho que, como tudo na vida, o importante é encontrar o equilíbrio e, no fundo, tudo tem o seu objectivo. No meu caso é partilhar os meus outfits com vocês e, se tudo correr bem, inspirar-vos. Não digo que não tenho um pouco de Narciso em mim, mas não corro o risco de ficar tão apaixonada pelo meu reflexo que me acabo por afogar.

I'm sure you all have heard about the story of Narcissus in which his vanity ends up by costing his own life when he drowns himself in a lake when he sees his own reflection and there is something about this story that reminds me about the days we are living today. Don't you think that bloggers/influencers (and myself included) are the Narcissus of today? Sometimes I find myself thinking about how much time I invest in my own image. I'm always posting photos of myself (both here and on Instagram), I spend a lot of time looking at those photos and choosing the best one from the 200 I took and then edit it to make it look even more appealing. And then I wait for all that to be validated by your likes and comments. We have to admit, there's a bit of narcissism in here. A while ago when bloggers were just starting up there was the term of the ego bloggers and either we like it or not, it makes sense. Don't you think that just like Narcissus we are getting obsessed with our own image? And how healthy can that be? I think that just like everything in life we have to find a balance and all of this usually always has a goal. In my own case, my goal is to share my outfits with you and hopefully inspire you. I'm not saying that I don't have a bit of Narcissus in me, but I can say that I'm safe and will not drown myself by looking at my own reflection.

jumper MONKI | jeans VINTAGE LEVIS | shoes ZARA | bag VINTAGE

photos by MARTA

2 comments

  1. Isto é tão verdade!
    Ora bem este tema tem muitooooooooo que se lhe diga!
    Adoro que tenhas tido "ovários" para falares nisto e até para revelares q tu própria achas q também poderias ser por vezes narcisista! É preciso ser-se corajoso e crítico o suficiente para o admitir!
    É q é tão fácil deixar-mo-nos levar para esse lado.. Acho q todos temos/tivémos momentos em que a vaidade nos sobe um pouco à cabeça! Mas claro o que realmente interessa é como cada um lida com isso e decidi (re)agir.
    Eu confesso que nos últimos tempos quase sempre tenho vontade de deixar de seguir imensa gente no instagram(isto é um exemplo) precisamente por montes de instagrammers que eu costumava gostar bastante passarem a vida a dizer decidiram corrigir o nariz, ou a boca, ou pôr botox, ou fazer não sei o quê às sobrancelhas, ou aos lábios, etc etc etc .. não é que eu seja contra estas coisas! mas acho que por vezes é um exagero. todos nós temos coisas que gostávamos de mudar claro, mas será que é realmente preciso mudar? para mais algumas a maior parte delas muda para traços que são super comuns, ficando com um aspecto que é vulgar, e aquelas consideradas "imperfeições" que tinham e que até são o q nos diferenciam uns dos outros, acabam por se perder. Acho que me estou a expressar de forma um pouco confusa, mas é um pouco isso, é mudar para pertencer a um estereotipo que agora está na moda, e perdem-se esses traços que nos tornam únicos.
    Mas voltando ao tema do teu post, nem sempre é preciso postarmos fotos nossas no instagram e em blogs para sermos narcisistas. Achei este tema super interessante e acho que é mesmo importante e necessário a maior parte de nós(e eu incluo-me também nesse nós), por vezes, pararmos para pensar e avaliar se realmente não estamos ser demasiado narcisistas e fúteis em determinadas ocasiões.
    A imagem é importante, e é bom e saudável querermos estar no nosso melhor, gostarmos e estarmos bem connosco mesmos, mas nesse processo todo temos de ter bem presente que o nosso físico/aparência física é apenas um pequenino aspecto daquilo que nos define. E hoje em dia a maior parte das pessoas prioriza a imagem, a aparência em detrimento de tudo o resto, ponto de por vezes pôr em risco a própria saúde.
    Peço imensa desculpa por este comentário ser enorme! não censuro se não leres até ao fim xD

    ReplyDelete
    Replies
    1. Antes de mais, tenho de dizer que li o comentário até ao fim e se há coisa que gosto são este tipo de comentários!
      E percebo tão bem o que dizes. Cada vez mais pessoas mudam algo no seu rosto e percebo que algumas não se sintam bem com algo e fazem bem em mudar, mas a partir do momento em que mudam para perceber a esse estereotipo de que falas já não concordo.
      E adorei a tua frase que de "o nosso físico é apenas um pequenino aspecto daquilo que nos define" e é exactamente isso!

      Delete

Contact

© Fashion Mask.
Design by The Basic Page